- NOTÍCIAS -

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA NO CORAÇÃO DE BENTO GONÇALVES

Vinho Encanado brinda aniversário de 55 anos da Fenavinho em Bento Gonçalves

Vinho Encanado brinda aniversário de 55 anos da Fenavinho em Bento Gonçalves 21/02/2022

A Via del Vino fez ainda mais jus ao nome do marco zero de Bento Gonçalves no final de semana ao se transformar, realmente, numa rua de vinho. Visitantes e moradores se juntaram para festejar, duplamente, a retomada da programação presencial da 17ª edição da Fenavinho. Os brindes foram erguidos para celebrar o retorno do evento, após dois anos em que a pandemia impediu sua realização, e a sua chegada aos 55 anos.

A comemoração não poderia ter sido em melhor estilo, com as taças sendo enchidas pelo vinho que corre das históricas torneiras da Casa do Vinho Moysés Michelon, palco do Vinho Encanado. E foi o icônico atrativo que deu início à festa, mostrando que sua popularidade continua tão em alta quanto 55 anos atrás, quando surgiu com a primeira edição da Fenavinho. Em três dias (18, 19 e 20) foram comercializadas duas mil doses de vinho (entre merlot e moscato) e distribuídas quatro mil doses de suco gratuitas ao público – todas as bebidas da Cooperativa Vinícola Aurora.

 "Estamos enaltecendo perante os olhos de toda a região aquele que é nosso principal produto e cartão de visitas, o símbolo maior de nossa história e cultura: o vinho. Mais do que isso: estamos homenageando a relevância da história da Fenavinho, que no dia 25 deste mês completa 55 anos da realização de sua primeira edição. Estamos devolvendo de forma muito simbólica à comunidade aquele que é um dos principais marcos da Fenavinho: o vinho encanado, jorrando nas torneiras pela cidade. É com suco de uva, fornecido gratuitamente pela Cooperativa Vinícola Aurora, que resgatamos esse atrativo tão emblemático da Festa Nacional do Vinho, que brindamos sua história e que prestigiamos a comunidade", disse o coordenador do comitê da 17ª Fenavinho, Roberto Cainelli Júnior, na abertura da programação, na tarde de sexta-feira (18).

A programação cumpre outra função: a de ritualizar o evento perante a comunidade. "O Vinho Encanado só existe em um lugar do Brasil: aqui em Bento Gonçalves. Somos a capital nacional do vinho, reconhecidos por nossos produtos mundo afora. Precisamos, e devemos, enaltecer todos esses quesitos que comprovam nossa força no setor vinícola", disse o Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira.


Cultura e valorização ao local

Nesta grande ode à cultura da uva, herança direta da presença dos imigrantes italianos na região, a Fenavinho também fez questão de celebrar os hábitos legados por eles. Essa homenagem ganhou emoção com o desfile "O Mundo do Vinho", no domingo, promovido pela prefeitura. A atração, que contou com um carro temático da Fenavinho, serviu de aquece para o Desfile Fenavinho Cultural, programado para maio, em mais um Vinho Encanado. O desfile é um dos marcos da festa, com as comunidades do interior desfilando seus saberes em diversos carros. Eles passam, mais do que carregando os costumes laborais e gastronômicos do colono, contando a própria história da imigração italiana.

Outro tributo prestado à cultural regional foi por meio da música. Durante os três dias do Vinho Encanado, a música italiana, seja ela típica ou universal, fez parte da programação da Fenavinho, com artistas locais relembrando canções presentes na memória afetiva do bento-gonçalvense. No palco montado na Via del Vino passaram os artistas Inês Rizzardo, Cavatappi, Gilmar Dias, Irmãos Manzoni & Juliano, Zo Garrafon, Beto Malheiros e Tobias, Orquestra de Sopros de Faria Lemos e The Moça.


 Festa e feira, sim

A volta da Fenavinho, a partir dos esforços do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) em 2019 para resgatá-la de um hiato de oito anos, ganha com a nova edição mais potência para mostrar todo seu esplendor como a maior festa do município. A programação presencial da edição especial do Vinho Encanado vem carregada de um significado extra, na opinião de Marijane Paese, presidente do CIC-BG, entidade promotora da festa. "Esse movimento afirma de forma categórica que ExpoBento e Fenavinho vão acontecer, sim, neste ano, no que depender dos esforços do CIC-BG e dos nossos apoiadores. É em homenagem a isso que brindamos na edição especial do Vinho Encanado da 17ª Fenavinho: à retomada das atividades que fomentam de forma responsável o desenvolvimento econômico, social e cultural de nossa região", disse.

O mesmo positivismo conduziu a mensagem do diretor-geral da 30ª ExpoBento, Gilberto Durante, em sua mensagem. "É com essa certeza da retomada das atividades presenciais que estamos trabalhando nos preparativos da 30ª ExpoBento (agenda para ocorrer de 09 a 19 de junho deste ano, em Bento Gonçalves). Será uma feira de grandes resultados. Contamos com a parceria de empresas e instituições muito sólidas, que caminham conosco na condição de patrocinadoras, apoiadoras ou expositoras. Temos ao nosso lado o Poder Público, conhecedor da importância que ExpoBento e também Fenavinho têm para o desenvolvimento do município. Agora, começamos a mobilizar a comunidade para que também esteja ao nosso lado, incentivando e prestigiando os eventos do município", disse.


Programação tem novo capítulo em maio

O Vinho Encanado deve retornar às ruas de Bento Gonçalves em maio deste ano, trazendo programação artística especial, com nomes populares como o humorista Badin e os personagens Radicci e Genoveva, do cartunista Iotti, transportados para o teatro. Depois, de 9 a 19 de junho, juntamente com a 30ª edição da ExpoBento, será construída a Vila Típica da Fenavinho, projeto especial para as vinícolas locais, a enogastronomia e os shows, com músicas, apresentações e jogos típicos herdados dos imigrantes. Um verdadeiro espaço de convívio comunitário, onde todos são bem-vindos e convidados a desfrutarem o sabor de Bento Gonçalves.


- OUTRAS NOTÍCIAS -

Fique por dentro das informações sobre a feira

© 2020 FENAVINHO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - FOSFO