- TURISMO -

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA NO CORAÇÃO DE BENTO GONÇALVES

Polo industrial de destaque no Brasil, Bento Gonçalves conciliou, ao longo das últimas décadas, o crescimento econômico com a sua vocação turística – sendo emancipada em 11 de outubro de 1890. O resultado veio na forma de um município em constante evolução, mas que não deixa de lado os costumes herdados, em especial, dos italianos que povoaram este ponto do Rio Grande do Sul e deram os primeiros passos para impulsionar aquela que hoje é conhecida como a “Capital Brasileira do Vinho” – com mais de 120 mil habitantes.

Assim, ao mesmo tempo em que acolhe empresas dos mais variados setores e portes e recebe um intenso fluxo anual de eventos de negócio, é destino para milhares de visitantes que buscam o refúgio bucólico de suas paisagens rurais e o deleite de uma experiência enogastronômica única. Desde a sua entrada, emoldurada por uma Pipa Pórtico com a inscrição “Você está entrando no mundo do vinho”, os turistas passam a respirar ares de uma história ilustrada por muito trabalho, mas também pela trajetória de bem receber a todos.

Pontos Turísticos

A Capital Brasileira da Uva e do Vinho reúne atrativos turísticos literalmente para todos os estilos, apresentando novas experiências, excelentes hotéis, pousadas, restaurantes e roteiros como cicloturismo, aventura, gastronomia, monumentos históricos e, claro, visitas a vinícolas. Distante 122 quilômetros de Porto Alegre, capital do RS, é a primeira região brasileira a obter Indicação de Procedência e Denominação de Origem para o Vale dos Vinhedos, roteiro que é parada obrigatória para quem visita a Serra. No local estão vinícolas grandes e pequenas; hotéis de luxo e pousadas; restaurantes, pizzarias, antiquários e lojas que entretém e acolhem os turistas.

Outras sugestões são: Caminhos de Pedra (um dos mais importantes roteiros de turismo cultural no meio rural, conta a história da imigração italiana por meio da interatividade com os visitantes); Vale do Rio das Antas (paisagem tropical de um vale que se funde com o Rio das Antas, parcialmente encoberto por parreiras e bananeiras); Cantinas Históricas (um dos mais tradicionais distritos na elaboração de uvas de cepas diferenciadas, e com uma paisagem vitícola deslumbrante); Encantos de Eulália (passeio repleto de charme e encanto, composto por belas paisagens e uma variedade de atrativos como degustar vinhos, saborear comidas típicas e encantar-se pela aventura); e o City Tour, um roteiro que percorre a urbe urbana do município, com importantes pontos turísticos da cidade, como a emblemática Via del Vino, no Centro, a Igreja Redonda e o Museu do Imigrante – além, é claro, do tradicional passeio do trem Maria-Fumaça entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.

Serviço ao turista

Aproveite os pacotes para conhecer Bento Gonçalves

Quem quiser conhecer os atrativos que Bento Gonçalves tem a oferecer encontra um motivo extra para fazer as malas e visitar a Serra Gaúcha: a Giordani Turismo, agência oficial da Fenavinho, está com pacotes especiais para o período.

Para conferir a festa em sua plenitude, a Giordani trabalha com dois pacotes especiais de roteiros: um durante o vinho encanado e outro durante o período da festa no Parque de Eventos.

O pacote do Vinho Encanado contempla três diárias em hotel três estrelas, com café da manhã incluso, além do transfer in/out do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Para aproveitar um pouco da cidade, essa opção também oferece o City Tour Viva a História, com visitas à Pipa Pórtico, ao Museu do Imigrante, à Malharia G’Dom, à Via del Vino e ao Monumento ao Imigrante. Neste pacote está incluso uma taça do Vinho Encanado e uma dose de vinho ou de suco encanados.

Já para o período da festa, a diferença do pacote é em relação ao Vinho Encanado. Em seu lugar, o visitante é contemplado com um ingresso para conferir todos os atrativos da Fenavinho no Parque de Eventos, onde também pode visitar a ExpoBento, maior feira multissetorial do país, que ocorre de forma concomitante à Fenavinho.

Mais informações sobre roteiros, hospedagens e atrativos da região, bem como os valores, podem ser obtidas com a Giordani Turismo, pelo site www.giordaniturismo.com.br, telefone (54) 3455.2788 ou e-mail receptivo@giordaniturismo.com.br.


Bento Gonçalves possui:
Hotéis/Pousadas: 44
Taxi/Uber: 128
Leitos: 3.837
Eventos: 1.533
*Fonte: Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves

Centros de Atendimento ao Turista
0800 603 6060
Segunda a sexta: das 8h às 17h30min
Sábados, domingos e feriados: das 9h às 17h

© 2020 FENAVINHO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - FOSFO