- NOTÍCIAS -

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA NO CORAÇÃO DE BENTO GONÇALVES

Renato Borghetti e artistas locais encerram circuito de shows do 'Fenavinho Virtual'

Renato Borghetti e artistas locais encerram circuito de shows do 'Fenavinho Virtual' 29/10/2020

 

Os últimos shows do projeto 'Fenavinho Virtual' oferecem ao público um repertório eclético: artistas nativistas, intérpretes da música folclórica e popular italiana e grupos de pop rock se apresentam no circuito de lives promovidas pela Festa Nacional do Vinho em seus canais digitais. A agenda traz, ainda, oito artistas que sobem ao palco no estúdio digital estruturado na sede do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves.

Na quinta-feira (29) o grupo Trebbiano apresenta suas composições instrumentais envolvendo diversos gêneros musicais, destacando as fortes vertentes de tango, milonga, jazz e blues, a partir das 19h. Na sequência, a banda Farina Brother's entra em cena com o clássico repertório de pop/rock de todos os tempos, prezando por arranjos que primam pelos vocais.

 

Sábado com show de Renato Borghetti

Um dos artistas brasileiros de mais sólida carreira internacional está na programação do 'Fenavinho Virtual' do sábado (31): o gaiteiro Renato Borghetti. Com vasta experiência fora do país, o músico já apresentou turnês europeias em festivais em países como Croácia, Republica Tcheca, Áustria, Portugal, França, Itália e Alemanha – chegando a ganhar o primeiro disco de ouro da música instrumental brasileira.

Com mais de quatro décadas de estrada, Borghetti, assim como a grande maioria dos artistas mundo a fora, buscou se adaptar à uma realidade que já vinha fazendo parte da rotina, porém abreviada pela pandemia. "A utilização da ferramenta virtual já viria mais cedo ou mais tarde, mas a pandemia a tornou a única forma para expressarmos nossa arte e cultura. Sou um analógico convicto, sempre disse que teríamos que utilizá-la, mas nunca depender dela. Contudo, a atual realidade me fez mudar de opinião", comenta.

            Embora o público esteja presente apenas de maneira virtual, o gaiteiro ressalta que os cuidados estéticos básicos de um show devem ser preservados. "As produções artísticas e de eventos virtuais vieram como uma belíssima forma de driblar alguns efeitos da pandemia. Tenho um respeito muito grande pelo palco, por isso mantenho a seriedade e o profissionalismo em frente às câmeras. É importante encontrar o equilíbrio como se estivéssemos frente a frente com o público", considera.

Na Fenavinho Virtual, Borghetti trará uma formação que iniciou no ano passado, com o violinista Neuro Júnior e seu filho Pedro Borghetti, no bumbo leguero. "Estou muito empolgado em tocar na Fenavinho, mesmo que de forma diferente, mas não menos emocionante", adianta.

Além desse show, a agenda de sábado terá as apresentações dos grupos de música italiana Cavatappi e Vocal Allegro, a partir das 19h.

 

Repertório italiano no encerramento

O último dia do 'Fenavinho Virtual' faz uma ode à história local com três atrações voltadas ao repertório folclórico e popular italiano. A partir das 11h, Irmãos Manzoni e Juliano (trio da banda Ragazzi Dei Monti), Duo del Vino e Zo Garrafon resgatam, por meio da música, ícones da cultura italiana. A proposta do projeto 'Fenavinho Virtual' é justamente levar às pessoas a experiência de celebração que a festa tradicionalmente proporciona aos visitantes – com música de qualidade, alegria e, claro, convite para degustar os melhores vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos pelas vinícolas da região.

É possível assistir as apresentações ao vivo pelo Facebook da Fenavinho (facebook.com/fenavinho) ou pelo canal no Youtube (youtube.com/fenavinho) e participar das ações interativas realizadas a cada circuito. Nessas plataformas as lives ficarão, também, arquivadas para quem quiser curtir novamente os shows favoritos. O projeto 'Fenavinho Virtual' é uma realização do CIC-BG, com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-Cultura RS. O patrocínio é de Orquídea e Dalmobile.

 

Programação do projeto 'Fenavinho Virtual':

Dia 29.10 (quinta-feira):

19h: Trebbiano

20h: Farina Brothers

 

Dia 31.10 (sábado):

19h: Cavatappi

20h: Renato Borghetti

21h: Vocal Allegro

 

Dia 01.11 (domingo):

11h: Irmãos Manzoni e Juliano

12h: Duo del Vino

13h: Zo Garrofon

 

Serviço:

O que: apresentações artísticas virtuais do projeto 'Fenavinho Virtual'

Quando: dias 29 e 31 de outubro e 1º de novembro

Como acompanhar: Facebook da Fenavinho (facebook.com/fenavinho) e canal do Youtube (youtube.com/fenavinho)



- OUTRAS NOTÍCIAS -

Fique por dentro das informações sobre a feira

© 2020 FENAVINHO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - FOSFO