- NOTÍCIAS -

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA NO CORAÇÃO DE BENTO GONÇALVES

Edição especial do Vinho Encanado terá variada programação artística

Edição especial do Vinho Encanado terá variada programação artística 08/02/2022

Se hoje é comum wine bares espalhados pelo Brasil oferecerem diferentes vinhos servidos diretamente de torneiras, há mais de 50 anos essa era uma realidade exclusiva no país oferecida apenas a quem visitava a Fenavinho. O Vinho Encanado, emblemática atração que surgiu junto com a festa em 1967 e desde então está presente em todas as edições da Fenavinho, foi um marco não só por catapultar a fama do evento Brasil afora, mas também por democratizar o vinho e fazer dele o símbolo do município de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha.

Brasileiros de todos os cantos do país queriam saber como era a cidade em que o vinho "jorrava nas ruas". E, novamente, agora eles têm a oportunidade de vivenciar essa experiência. A programação especial do Vinho Encanado inicia nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, na Via del Vino, no centro da cidade. Sua realização ocorre de forma integrada à agenda do 'Bento em Vindima', promoção da Prefeitura de Bento Gonçalves. É como um presente de antecipação às celebrações da Fenavinho (a programação da festa tem seu ápice na Vila Típica, aberta ao público de forma concomitante a 30ª ExpoBento, de 09 a 19 de junho de 2022).

Por isso, atrações artísticas também fazem parte da iniciativa (veja baixo): uma agenda de shows musicais que valorizam os talentos locais, e também, o Desfile Alegórico 'O Mundo do Vinho', organizado pela Prefeitura de Bento Gonçalves. "É uma bela soma de esforços que está sendo empreendida para compor uma grade de atrativos de qualidade, convidando toda a comunidade e região a celebrarem o tempo de vindima. Esse movimento de parceria traz ganhos evidentes para toda a cadeia do setor – do produtor agrícola ao segmento do enoturismo, beneficiando-os coletivamente e presentando as pessoas com uma oportunidade de lazer e diversão dentro dessa bela temática", explica Gabrielle Signor Rodrigues, coordenadora do Vinho Encanado na 17ª Fenavinho.

Somado a tudo isso, a edição especial do Vinho Encanado serve como uma agenda introdutória a um importante momento vivido pela festa. "Estamos começando a reviver toda a expectativa da Fenavinho, um momento muito especial de congraçamento das comunidades e do envolvimento delas com a festa. Tanto a escolha da corte quanto o Vinho Encanado são marcas do evento que inserem a nossa cultura e a nossa identidade para dentro da Fenavinho, e isso é um motivo de celebração", diz o coordenador do comitê da festa, Roberto Cainelli Júnior.

Na primeira edição da Fenavinho, o famoso vinho que jorrava pelas ruas era distribuído gratuitamente aos visitantes. Com o passar dos anos, a prática passou a ser cobrada dos turistas, sempre com a oferta a preços populares da bebida. Mas o que se mantém é a alegria de servir diretamente da pipa o vinho elaborado em Bento Gonçalves, conhecido pela qualidade de seus rótulos, constantemente premiados mundo afora. Desta vez, as bebidas servidas aos visitantes serão fornecidas pelas vinícolas Aurora e Miolo.


Vinho na taça e suco gratuito


No Vinho Encanado, a bebida fica armazenada em pipas que são levadas até a Casa del Vino Moysés Michelon, localizada na Via del Vino. Cada recipiente é ligado a um encanamento feito de aço inoxidável, dotado de sistema de refrigeração. Assim que a torneira é aberta, uma bomba puxa o líquido e serve as taças com vinho branco ou vinho tinto. O brinde, claro, fica por conta do gosto do cliente. Uma novidade dessa edição é a oferta, gratuita, de suco de uva – disponibilizado pela Cooperativa Vinícola Aurora para que todos possam degustar a bebida – no melhor resgate do aspecto festivo de socialização e compartilhamento que remete à essência da Festa em suas origens. Também será possível apreciar delícias da gastronomia típica, comercializadas no local (pães, queijos, salames, biscoitos e outros) e conhecer peças artesanais localmente fabricadas.


Programação

 

O que: Vinho Encanado, dentro da 17ª Fenavinho - Edição especial Bento em Vindima

Quando: dias 18, 19 e 20 de fevereiro

Onde: Via del Vino, no centro de Bento Gonçalves

Quanto: acesso gratuito

 

Atrações

 

Dia 18 de fevereiro

18h: abertura

19h: Inês Rizzardo

20h: Cavatappi

 

Dia 19 de fevereiro

15h: Gilmar Dias

17h: Irmãos Manzoni & Juliano

19h: Zo Garrafon

21h: Beto Malheiros e Tobias

 

Dia 20 de fevereiro

16h: Orquestra de Sopros de Faria Lemos

17h30: Desfile Alegórico 'O Mundo do Vinho'

19h: The Moça


Outra etapa da programação do Vinho Encanado está prevista para ocorrer em maio.


Dia 20 de maio

18h: Abertura

19h: Trebbiano

21h: Dirceu Pastori, Caroline Gombato e Banda


Dia 21 de maio

15h: Jogos Coloniais - A grande final

17h: Paloma e Miqui

19h: Beto Malheiros e Família Gaúcha

20h45: Pronunciamento CIC

21h: Badin


Dia 22 de maio

15h: Desfile Fenavinho Cultural

17h: Apresentação teatral Radicci e Genoveva

19h: Orquestra de Teotônia

21h: Rodrigo Soltton




- OUTRAS NOTÍCIAS -

Fique por dentro das informações sobre a feira

© 2020 FENAVINHO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - FOSFO