- NOTÍCIAS -

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA NO CORAÇÃO DE BENTO GONÇALVES

Fenavinho e ABE unem-se para fortalecer a bebida símbolo de Bento Gonçalves

Fenavinho e ABE unem-se para fortalecer a bebida símbolo de Bento Gonçalves 05/03/2020


O mercado de vinhos no Brasil tem crescido – e grande parte desse desempenho vem como reflexo e reconhecimento à qualidade dos produtos elaborados na Serra Gaúcha, com destaque para Bento Gonçalves. O município começou a se mostrar para o país com o nascimento da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), em 1967, e, de lá para cá, junto a outras cidades vizinhas, tem levado seu terroir para as taças de várias partes do mundo, competindo sem medo com os rótulos estrangeiros.



Para atingir o nível de excelência e de promoção em que se encontra hoje, o vinho brasileiro carrega o incansável trabalho de uma categoria de profissionais que, por conta de sua qualificação e dedicação, ajudaram a transformar o panorama do cenário vitivinícola nacional: os enólogos. São eles os responsáveis por aprimorar, ano a ano, a elaboração desta bebida que tem uma importância cultural e econômica inestimável para a região.


Um dos exemplos que ilustram esse sucesso já alcançado é o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, realizado em Bento e que, em 2020, chega à sua 9ª edição. Promovido pela Associação Brasileiro de Enologia (ABE), o evento deve receber, neste ano, inscrições de 700 amostras, de 20 países diferentes, trazendo o diferencial de ter o seu jantar de premiação durante o período da Fenavinho, no dia 5 de junho. Nos dias 2, 3 e 4, antecedendo a celebração, acontecem as degustações das amostras recebidas, avaliação e visitas técnicas dos jurados convidados.


Realizada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), a Fenavinho tem em 2020, na sua 17ª edição, o ano de sua consolidação – após um hiato de oito anos, ela foi retomada em 2019 pela entidade. O objetivo da parceria firmada é simples: “Nós queremos unir duas marcas que têm tudo para crescer ainda mais. Vamos juntar a Festa Nacional do Vinho com um grande evento técnico, que tem a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE), e que traz muitos profissionais deste universo do vinho para a cidade. Para os consumidores também vai ser interessante, porque eles terão uma referência dos melhores vinhos”, avalia a enóloga Bruna Cristófoli, que é integrante do comitê da festa e também da diretoria da ABE.


Os rótulos premiados serão expostos aos visitantes em um espaço exclusivo na 17ª Fenavinho, que ocorre de 5 a 14 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Assim como no ano passado, a festa será juntamente à 30ª ExpoBento, a maior feira multissetorial do país, também realizada pelo CIC-BG. Antes disso, em três finais de semana, nos dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de maio, o centro da cidade recebe o Vinho Encanado, atração histórica que teve o seu retorno celebrado em 2019 e que conquistou moradores e turistas. Saiba mais em www.expobento.com.br/fenavinho.



- OUTRAS NOTÍCIAS -

Fique por dentro das informações sobre a feira

© 2020 FENAVINHO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - FOSFO